A PADOCA

MISSÃO

Acreditamos que a preparação de um alimento é uma inequívoca demonstração de amor ao próximo e balizamos tudo o que produzimos com essa energia voltada para o bem das pessoas, para a mantenabilidade da sua saúde ou da recuperação dela, produzindo pães, bolos, tortas doces e salgadas, para que além de alimentos, sejam estes de alguma forma “medicamentos naturais”, obtidos através da fermentação natural. Com a redução dos açúcares e amidos pela ação dos fungos benignos, com conteúdo antioxidante, antimicrobiológico, antifúngico, antidiabético e preventivo da atividade aterosclerótica, pelo fracionamento das duas proteínas do glúten, que são insolúveis em água e portanto de difícil digestão, confere-se neste processo lento e vagaroso que é a fermentação natural, digestibilidade, aroma, leveza e sabor inigualáveis às massas naturalmente fermentadas, e, contribuindo assim, para que alguma lacuna da demanda metabólica de uma pessoa seja paulatinamente fechada, com o consumo de pães de diferentes formulações ao longo do tempo, onde residem carboidratos, proteínas, aminoácidos, vitaminas e sais minerais em presença balanceada, repositórios naturais para a saúde e enzimas que auxiliam a digestão. Não utilizamos corantes, emulsificantes, acidulantes, ou conservantes artificiais.


VISÃO

Inspirar empresas panificadoras a pensarem no papel importante que possuem na cadeia alimentar para que um maior número delas abracem a causa da fermentação natural e do foco na saúde, aumentando assim as opções de produtos saudáveis disponíveis para o consumidor. Que os valores e princípios que seguimos permeiem o tecido social e que se façam sentir nas pessoas e na evolução da mão de obra do setor. Que junto a nutrólogos, endócrinos e outros profissionais possamos dividir conhecimento, aprendizados, experiências, informação e formação que beneficiem as pessoas, esses profissionais e os profissionais da área alimentícia e da produção de insumos.

VALORES

Garantir para seus clientes, consumidores de seus produtos, segurança alimentar, utilizando os melhores insumos, os mais naturais do Mercado. Acreditamos em Deus como a base de tudo no que fazemos. E, em sermos um braço da “Energia Suprema” a serviço do bem! Acreditamos que a saúde em um produto vem antes da remuneração solicitada pelo seu preparo. Acreditamos que o dinheiro proveniente do trabalho digno, ético e honesto se configura naquele que rotulamos como “bendito” por ser resultado do bem ao próximo.

QUEBRANDO PARADIGMAS...

A fermentação natural, por ser mais vagarosa e extremamente longa, proporciona tempo para que as enzimas produzidas pelos fungos benignos e lactobácilos, que vivem em simbiose, sejam ativadas e façam a quebra das proteínas que formam o glúten em aminoácidos, em moléculas menores, tornando-o de fácil digestão. É por isso, que pessoas que apresentam “sensibilidades” a pães de processamento químico e rápido, e ditas sensíveis ao glúten, toleram os pães naturais de farinha de trigo com fermento natural sem intercorrências.

O fermento natural presente em cada produto, é um ótimo probiótico, equilibrando as boas bactérias presentes no seu intestino contribuindo para a eliminação das ruins. Fornece vitaminas do Complexo B, B1 a B6 proveniente da ação dos lactobácilos, e B12 à partir de leveduras selvagens.

IMPORTANTE LEMBRAR QUE:

Vitamina B1
Vitamina B1, desempenha papel de destaque no sistema nervoso, nos músculos e coração. Auxilia também as células no metabolismo da glicose.
Vitamina B6
Vitamina B6, sua falta pode eventualmente promover dermatites, anemia, inflamação da gengiva, ulcerações da cavidade oral, tontura e náuseas, e há casos associados ao nervosismo.
Vitamina B12
Vitamina B12, sua falta, resultante da adoção de dieta vegetariana pode causar anemia perniciosa.

Além da reposição vitamínica, impede os efeitos do ácido fítico (fitatos), conhecido por diminuir a disponibilidade de diversos nutrientes, com evidência ao Zinco, essencial para um bom funcionamento do organismo, inclusive para a digestão de outros nutrientes. E diminuição do cálcio, reduzindo também a absorção de proteínas e aminoácidos. Os fitatos se ligam a minerais e proteínas, produzindo complexos insolúveis, impedindo que estes sejam absorvidos pelo organismo.

Assim, estes produtos de fermentação natural fecham estas lacunas à medida que são consumidos e cuidam de você!

O pão de fermentação natural pode ser armazenado por mais tempo, e, permanecer bom para o consumo por muitos dias, porque o ácido acético, produzido no processo fermentativo inibe o crescimento de bolor. Na Europa o pão, costumeiramente produzido assim, é utilizado por muitos dias e até em diferentes receitas até o fim de sua extensa validade.

Então ao visitar uma panificadora de processo artesanal, com fermentação natural, entenda que tudo estará fresquinho mesmo que não tenha sido produzido naquele dia. Tais panificadoras não ofereceriam produtos que não fossem adequados ao consumo pois seria isso incompatível com a missão que abraçaram!

Fonte de consulta: Havard Medical School.